Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de abril de 2012

TEATRO DE PÁSCOA

"Revestir a ideia de uma forma sensível é a nova proposta".


A frase acima é uma declaração do Manifesto Simbolista de 1886, quando poetas precursores do movimento, entre eles Baudelaire e Mallarmé, opunham-se ao cientificismo decorrente da Revolução Industrial. O homem passara a ser explicado pela fisiologia e pelo meio, originando uma arte pretensamente objetiva que impediria a criatividade e a sensibilidade do artista no Naturalismo.
Mallarmé sonhava com um teatro maravilhosamente realista da nossa imaginação, Baudelaire falava da floresta de símbolos, Valéry dizia que a bela palavra precisava recuperar da música aquilo que lhe pertencia de direito.
Assim, os poetas simbolistas trouxeram a proposta de sugerir, não nomear o objeto, pela musicalidade da linguagem e pela busca das correspondências entre o mundo natural e o espiritual. A dramaturgia decorrente distinguiu-se pela atmosfera de sugestão e irrealidade, pela atemporalidade do espaço e do tempo, pela recusa de um desenho psicológico preciso das personagens. A luz adquiriu uma função importante, e a palavra encontrou auxílio na música e na dança.
Mas o que todo esse saber enciclopédico tem a ver com o Teatro de Páscoa 2012, objeto de minhas reflexões neste artigo?
Sou licenciada em História, e, faz parte do meu ofício traçar paralelos entre o passado e o presente. Correndo o risco de ser pretensiosa, posso afirmar que está acontecendo SIM, um movimento "novo" na cidade de São Roque no que tange os aspectos artísticos/culturais e o "Teatro de Páscoa" é uma prova disso.
Movimento, pela definição no dicionário é agitação, atividade (artística, política, filosófica etc.) promovida por um grupo de pessoas.
O movimento de que trato aqui, já esclareço, não começou agora, o que de diferente acontece atualmente é que existe a união de artistas que; fazendo o paralelo com o Movimento Simbolista tratado inicialmente, opõe-se ao tecnicismo do homem atual e tem como proposta revestir ideias de formas sensíveis.

   Fonte: Berthold, Guinsburg...

Nenhum comentário:

Postar um comentário